sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

As vilãs de época de Walcyr Carrasco

cristina

A próxima novela das nove será a estreia de Walcyr Carrasco como autor principal no horário nobre. Diferente de suas novelas anteriores, principalmente as de época, as maldades ficarão por conta de um vilão interpretado por Mateus Solano. Será que a vilania masculina superará as megeras de antigamente?

Assim que Walcyr deixou o horário das seis e migrou para o das sete, suas vilãs começaram a deixar a desejar. É indiscutível o potencial de Carrasco em criar mulheres más dos séculos passados de maneira crível. A mais terrível de todas atende pela alcova de Violante Cabral. Além da personagem ter sido muito bem escritaa de Drica Moraes ajudou “Xica da Silva” a ser tornar um fenômeno mundial.

Em “O Cravo e a Rosa”, Drica voltou a fazer uma vilã do autor. A interesseira Marcela possuía um frescor e uma veia cômica para combinar com o leve tom da novela. Ainda assim, a antagonista funcionou muito bem graças ao talento do autor, da atriz e da direção de Walter Avancini, o qual também dirigiu “Xica da Silva”.

Em “Chocolate com Pimenta”, Walcyr escorregou na criação de suas vilãs. A rejeitada Olga foi interpretada por Priscila Fantin que não teve força para defender sua personagem de forma convincente. Elizabeth Savalla divertiu com sua Jezebeu, a proposta era que seu papel fosse dúbio e não antagônico, assim sendo, a novela não conseguiu gerar uma vilã marcante.

Para corrigir esta falha, em “Alma Gêmea” Carrasco veio com duas vilãs inesquecíveis. Cristina e sua mãe Débora eram o terror da cidade de Roseiral. Vividas por Flávia Alessandra e Ana Lucia Torre, respectivamente. A primeira matou os protagonistas, algo com ar de inédito,  e terminou sendo levada pelo diabo para o inferno numa cena das mais tensas feita pela teledramaturgia brasileira. Já sua mãe Débora é lembrada até hoje através de girfs espalhados pelas redes sociais. Momentos dela humilhando os empregados, tomando o próprio veneno e virando espírito são os preferidos pelos internautas.

Por ter investido muito na comicidade ao realizar tramas contemporâneas, as megeras de Walcyr Carrasco deixaram de ser o foco central, resta saber se o vilão de sua primeira novela das nove conseguirá marcar assim como as ótimas vilãs de época do autor.

Portal Pop – Coisas de novela – Uziel Moreira