sábado, 8 de dezembro de 2012

Relembre as novelas mexicanas de maior sucesso no Brasil



Esse post é dedicado aos fãs das novelas latinas, as famosas mexicanas, que no Brasil são sempre associadas ao SBT, pois a emissora sempre exibiu esses folhetins em sua programação, a maioria delas com muito sucesso. A primeira novela mexicana exibida pelo SBT foi "Os Ricos Também Choram" (Los Ricos Tambien Lloram), em 1982. Em 2005 a novela ganhou um remake no SBT, protagonizado por atores brasileiros. Várias novelas mexicanas exibidas na emissora, ganharam versões brasileiras, entre elas, "Esmeralda""Maria Mercedes", que virou "Maria Esperança", e "A Mentira" (La Mentira), que na versão do SBT, virou "Corações Feridos". A mais recente a ganharuma versão brasileira é "Carrossel", cuja versão original foi exibida com grande sucesso no início dos anos 1990.

O auge do sucesso das histórias latinas no Brasil, deu-se na década de 1990. Até hoje o SBT reprisa essas novelas. As reprises da trilogia de novelas protagonizada por Thalia tem garantido ótimos índices de audiência à tarde. Embora atualmente as novelas mexicanas não sejam mais tão frequentes no SBT, elas são sempre referência na história da emissora, pois são responsáveis por altas audiências no canal.

A estrutura das novelas mexicanas é diferente das brasileiras. Geralmente são novelas mais curtas, com número menor de atores e grandes histórias de amor, com muito drama, mocinhas sofredoras e vilões muito malvados. Essa fórmula conquistou milhões de telespectadores no mundo inteiro.

Relembraremos agora algumas novelas latinas de grande sucesso no Brasil, todas elas exibidas no SBT.


"Os Ricos Também Choram" (Los Ricos Tambien Lloram"), exibida em 1979 no México, foi a primeira novela mexicana transmitida pelo SBT, em 1982. A novela de Inés Rodena, protagonizada por Verónica Castro, fez muito sucesso no mundo todo e no Brasil também atingiu ótima audiência, para o recém-inaugurado SBT, que ainda se chamava TVS. Ganhou um remake em 2005, protagonizado por Thaís Fersoza, que não repetiu o mesmo sucesso da novela original.


Outro grande sucesso exibido no SBT em 1984, é a novela "Chispita", de Abel Santacruz, que alçou a grande atriz e cantora Lucero ao estrelato. Lucero ainda hoje é associada ao papel da orfã Isabel "Chispita", mesmo já tendo feito muitas outras novelas. Chispita é provavelmente sua personagem de maior sucesso. A novela teve muitas reprises no SBT e ainda hoje tem uma legião de fãs.


A versão mexicana da novela "Carrossel", exibida originalmente em 1989, foi uma das novelas latinas de maior sucesso do SBT, que a exibiu no Brasil em 1991. A história conquistou crianças e adultos de todas as idades e chegou a registrar mais de 20 pontos de audiência, mesmo concorrendo com a novela das oito da Globo, "O Dono do Mundo", que não estava com boa audiência. A versão brasileira que o canal exibe atualmente, adaptada por Íris Abravanel, também é um grande sucesso de audiência, com médias na faixa dos 15 pontos.


Um clássico das telenovelas, "Cuna de Lobos", de Carlos Olmos, foi exibida no México em 1986. No Brasil, a novela ganhou o nome de "Ambição" e passou no SBT em 1991, fazendo muito sucesso. Considerada uma das melhores e mais surpreendentes novelas mexicanas de todos os tempos, é uma das novelas que mais tenho curiosidade de assistir. Ela é famosa por romper com os clichês que geralmente dominam grande parte das histórias latinas. Um dos destaques de "Ambição" é a terrível vilã Catalina Creel (Maria Rubio), que usava um tapa-olho da mesma cor da roupa que estava vestindo. 

A famosa "Trilogia das Marias", protagonizada pela atriz e cantora mexicana Thalia fez muito sucesso. Essas novelas se tornaram as mais reprisadas do SBT e são exibidas até hoje com ótima audiência nas tardes da emissora. A atual reprise é "Maria Mercedes", exibida originalmente no México em 1992 e no SBT em 1996. Antes dela foi reprisada"Maria do Bairro" (Maria La del Barrio), exibida no México em 1995 e no Brasil em 1997, sendo o maior sucesso da trilogia. Antes de "Maria do Bairro" foi reprisada outro sucesso: "Marimar" (1994/México e 1996/Brasil). Três novelas com histórias bem parecidas, mas que conquistaram o público. Em todas elas, a história de uma mocinha pobre, sofredora e ingênua, que enriquece e se torna uma grande dama da sociedade, com direito a muitas lágrimas e sofrimentos. São três novelas já clássicas que marcaram a vida de muitas pessoas.


Uma das novelas mexicanas mais queridas pelo público brasileiro é "A Usurpadora" (La Usurpadora), protagonizada por Gabriela Spanic, que viveu as gêmeas Paulina e Paola. Exibida no México em 1998 e no Brasil em 1999, a novela já foi reprisada três vezes no SBT, a última delas em 2007, mas seus fãs sonham com uma nova reprise e com certeza serão atendidos. O SBT não se incomoda de reprisar uma novela várias vezes e em breve deve trazer o folhetim de volta mais uma vez. Resta os fãs torcerem para que a história de Paulina e Paola seja uma das próximas a serem exibidas novamente no SBT.


"O Privilégio de Amar" (El Privilegio de Amar) foi exibida no SBT em 1999 e reprisada três vezes, desde então. Protagonizada por Adela Noriega e René Strickler, a novela fez muito sucesso e ganhou um remake no SBT em 2007,"Cristal", que teve os atores Bianca Castanho e Dado Dolabella nos papéis principais, mas não teve uma boa audiência.


Exibida em 2000, "A Mentira" (La Mentira) teve uma boa repercussão. Entretanto nunca foi reprisada no SBT, mas ganhou uma versão brasileira exibida na emissora esse ano que recebeu o nome de "Corações Feridos" e teve audiência regular. Ambas as novelas tiveram em torno de 100 capítulos cada.


"Rosalinda" foi a última novela protagonizada por Thalia. Exibida no SBT em 2001, a novela não foi tão popular quanto a"Trilogia das Marias", mas atingiu uma boa audiência e foi reprisada em 2004. Já que o SBT está reprisando todas as novelas protagonizadas por Thalia, é provável que em breve "Rosalinda" retorne novamente. Os fãs de Thalia iriam adorar. Recentemente em entrevista ao programa "Domingo Legal" do SBT, Thalia declarou que está negociando sua volta às novelas. O público está na torcida para que em breve ela volte com força total aos folhetins!


"A Madrasta", protagonizada pela grande atriz Victoria Ruffo, foi exibida simultaneamente no México e no Brasil em 2005, com poucos capítulos de diferença entre os que eram exibidos no México e no Brasil. Apesar do horário ingrato em que o SBT a exibiu (três horas da tarde), a novela fez muito sucesso, com audiência na casa dos 10 pontos, ótima para o horário e mesmo para uma trama exibida à noite em emissoras como SBT ou Record. Muitos torcem para uma reprise da novela, mas até agora o SBT não se pronunciou se pretende ou não reprisá-la. Resta os fãs aguardarem.


Exibida em três temporadas, a versão mexicana de "Rebelde" passou em vários horários no SBT e foi a última novela mexicana a fazer grande sucesso na emissora. O RBD fez vários shows no Brasil por causa da repercussão da novela, que transformou a banda em um verdadeiro fenômeno. A versão brasileira da novela já está na segunda temporada, é escrita por Margareth Boury e exibida na Record. Assim como no SBT, a novela já passou em diversos horários e atualmente marca baixa audiência.

Em 2011 no "Festival 30 anos do SBT" foi exibido um programa dedicado as novelas mexicanas. Veja o depoimento:



São muitas histórias e não dá para falar de todas aqui. Outras novelas latinas (nem todas são mexicanas) de destaque exibidas pelo SBT, são, em ordem alfabética: "A Feia Mais Bela" (2006), "Abraça-me Muito Forte" (2001), "Amigas e Rivais" (2002), "Amigos Para Sempre" (2001), "Amor Real" (2004), "Café Com Aroma de Mulher" (2001), "Carinha de Anjo" (2001), "Cúmplices de Um Resgate" (2002), "Esmeralda" (2000), "Lalola" (2008), "O Diário de Daniela"(2000), "Quinze Anos" (1991), "Rubi" (2005), "Rosa Selvagem" (1991), "Simplesmente Maria" (1991), e muitas outras! (Com informações da Wikipédia).

O SBT deixou um pouco de lado as novelas mexicanas e atualmente não exibe nenhuma inédita. Os fãs das histórias latinas querem muito que o canal volte a exibir essas novelas com a mesma regularidade de antes, afinal elas fazem parte da história do SBT e ajudaram muito a emissora a consolidar sua audiência. Quem sabe em breve, o SBT volte a investir nessas novelas? Tudo é possível na televisão!

Quais são suas novelas mexicanas inesquecíveis? Quais gostaria de rever?

SUPER TV E MAIS!


1 comentários:

  1. rubi e teresa e sortilégio
    quero que 2020 vem com essa novela maravilhosa

    ResponderExcluir